O Valor do Planeamento vs O Valor da Execução

By on February 16, 2015

Qual é a diferença do valor do planeamento, para o valor da execução?

Grande parte das empresas, empresas que não estou orientadas a projectos, são as empresas que não atribuem um valor “real” ao planeamento.

Ao planear, está a analisar o que aquele projecto necessita e qual o resultado que queremos obter. Quando sabemos qual o resultado que queremos alcançar, podemos estudar qual a melhor forma para o alcançar, quais as melhores ferramentas a usar, quais os melhores recursos humanos a aplicar.

Mediante isso, e mediante as possibilidades que a empresa dispõe para a execução desse projecto, temos o caminho traçado para alcançar o nosso objectivo de forma mais eficiente e objectiva.

Mas, deve estar a pensar, em grande parte das empresas hoje pedem uma coisa e amanhã afinal já é outra. E é sempre para estar pronto ontem. Isso nunca funciona assim, não há tempo para planear.

A meu ver há tempo para tudo, quer a nível pessoal, quer a nível profissional. Basta as pessoas/empresas quererem/mudarem.

Quem lhe diz que um projecto não planeado, feito em cima do joelho, tem os resultados que queria? Não se sabe, pois por norma não há metricas nesses projectos. O objectivo não estava bem definido, logo o beneficio também não é medido, e o tempo também, e os recursos alocados também, e o dinheiro também não, etc…

Voltemos então ao assunto que nos trouxe aqui, o valor do planeamento é maior do que o valor da execução?

A meu ver, é igual.

O acto de planear é executar um plano para tal. Para executar esse plano também é preciso encontrar as pessoas certas, as tecnologias certas, as metodologias certas…

Mas sem dúvida que ter uma empresa organizada, orientada a projectos, dá um valor e uma motivação extra ao seus colaboradores. Pois os objectivos da empresa são explanados nos seus projectos, e consegue-se medir o impacto que teve determinado projecto na sua actividade. Quer seja positivo ou não.

Alinhar a empresa num determinado caminho, com objectivos bem definidos, torna-a muito mais eficiente e competitiva no seu mercado de trabalho.

E uma coisa é certa, também atraí mais recursos humamos competentes e motivados.

O Valor do Planeamento vs O Valor da Execução

Henrique Oliveira

Specialties Corporate Solutions, Enterprise Content Management, Web Solutions, Information and Communications Technology Infrastructure @h3n_rik. Linkedin profile.