Startups e Project Management ? Sim, é Possível!

By on December 17, 2014

Tenho participado em Curitiba do ecossistema Startup que cresce a cada dia por aqui. Participamos em abril do Startup Weekend, evento simultâneo em várias cidades do mundo, além de outros da Google. O que posso dizer desses eventos? Excelentes! “Show de bola” poderiam ter todos os fins de semana! Exageros e empolgação a parte. O que pude perceber que toda Startup necessita em tempo recorde, criar um produto ou serviço único, com pouco tempo, pouco dinheiro, com qualidade e ambiente externo de grande incerteza, é um projeto! Então me aprofundei no tema e estou lendo o livro do Eric Ries “The Lean Startup”, pode se dizer que este livro é o “PMBOK” das Startup’s, ele ensina as melhores práticas baseadas no Lean Manufacturing Japonês, adapta de modo criativo todo o ciclo PDCA, para um clico menor de “Construir-Medir-Aprender”, muito interessante original e eficaz. Então que tal unirmos as boas práticas? PMBOK+LEAN STARTUP? Vocês devem estar pensando: “Startup com PMBOK? Como assim? A empresa mal surgiu e você já esta querendo enche-la de burocracia e processos longos e morosos?” Bem, vamos esclarecer.

As práticas do PMBOK não são burocracia inócua, não vamos implantar todos os processos, pois não há necessidade, vamos usar o que o PMBOK tem de melhor para ajudar as Startup’s a concluir seu Produto Mínimo Viável. (MVP).

Quero abordar uma forma mais ágil de Project Management, através de uma metodologia muito boa e que casa perfeitamente com o universo Startup, o PM Canvas. Toda Startup já utiliza o Business Model Canvas, para criar o plano de negócio, de modo ágil, e então porque não usar um Canvas para gestão de projetos? O PM Canvas consiste um quadro gráfico que você e sua equipe podem imprimir e colocar post-it. Nele estão os processos do PMBOK agrupados em áreas de modo ordenado e lógico em um Workflow de fácil compreensão.

Todos os processos essenciais estão lá, Project Charter, Definição de Escopo, Cronograma, Custos e Riscos. De modo visual, simplificado, assim, o Gerente de Projeto e os Stakeholders, participam diretamente da construção, e no fim com o Canvas pronto, ele representa o plano de projeto, que pode ser formalizado se necessário, porém antes das pilhas de papel o caminho já está traçado, já faz sentido à equipe, ao patrocinador e ao cliente. Podemos agir, lembram? “Construir-Medir-Aprender” E como no ambiente Lean Startup, as equipes são pequenas, a maioria dos Stakeholders estão no mesmo lugar ao mesmo tempo, isso é uma vantagem que as empresas grandes, com projetos grandes não têm.

Creio que as Startups e os Gerentes de Projetos como eu que se atentarem para essa realidade, podem obter uma experiência riquíssima e nova, e esse dinamismo criativo, só demonstra o quanto a nossa profissão é desafiadora e nos faz querer a cada dia contribuir para que ela seja valorizada, pois ela realmente contribui para tornar os projetos melhores e por consequência, as Empresas, Cidades, Países e o Mundo, como Ries diz no livro que toda Startup deve mudar o mundo, eu concordo e acrescento que além de incentivarmos as Startups devemos usar o Gerenciamento de Projetos nelas para assim mudar o mundo.

No momento estou envolvido com duas Startup´s embrionárias, que vou aplicar tudo que relatei aqui, e espero resultar, e logo estarem acelerados gerando valor a todos que nelas acreditarem. Por fim recomendo o livro do versátil Gerente de Projetos Brasileiro, José Finocchio Jr, “Project Model Canvas – Gerenciamento de projetos sem burocracia”.

Sucesso a todos, estou à disposição.

Washington Peroni

É Project Manager Professional certificado pelo PMI.
Possui especializações em Gerecimento de Projetos pela ULP da Cidade do Porto em Portugal, e Engenharia de Sistemas na Universidade do Minho em Braga Portugal.
Esta concluindo Engenharia de Computação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná em Curitiba no Brasil.

Atualmente atua em projetos no HSBC Bank Brasil, e em duas Startup's em estágio embrionário.
É entusiasta de gestão projetos, de inovação e de tudo que torne a vida das pessoas mais fáceis.
Para que assim todos possam ter mais tempo e qualidade de vida com as escolhas que julguem ser as mais importantes.

Contem com ele!

Contatos:

telefone: +55 041 8495- 8697
Email: washington.l.peroni@wbi2.com
Site: www.webuildinsights.com
Perfil no Linkedin